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5 Maneiras para ajudar você a desenvolver a Inteligência Emocional

A inteligência emocional é o maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos, segundo Daniel Goleman, Psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard nos Estados Unidos. O desenvolvimento desta capacidade traz diversos benefícios na vida das pessoas, estando ao alcance de todos aqueles que querem desenvolvê-la.

Separei aqui cinco maneiras para ajudar você a desenvolver a sua Inteligência Emocional:


1 - AUTOCONHECIMENTO EMOCIONAL

A autoconsciência emocional significa ser capaz de reconhecer as emoções que você está vivenciando agora, entender como te afetam e quais os sentimentos associados à elas.

Ao entender melhor a si mesmo você passa a ser capaz de entender melhor as pessoas que ama. O problema é que na maior parte do tempo vivemos no piloto automático sem dar conta disso. É acordar, escovar os dentes, tomar café, trabalhar, dar uma olhada no Instagram, no WhatsApp assistir uns vídeos, se chatear com umas pessoas na internet, e por aí vai. Em parte, usamos estas distrações como forma de evitar muitas emoções desconfortáveis e fugir da responsabilidade sobre a nossa vida. A medida em que removemos esse excesso de distrações e nos desligamos um pouco do mundo virtual, voltamos naturalmente o olhar para a vida, passamos a olhar nos olhos das pessoas e a conversar prestando atenção ao invés de ficar só esperando a nossa hora de falar. Mas, afinal como desenvolver o autoconhecimento emocional? A dica aqui é, separe um tempo só para você. Talvez você tenha apenas 10 minutos, não importa, porque o que vale aqui é a qualidade do seu tempo. É parar para refletir o que anda fazendo da sua vida, como está se sentindo agora, como foi o seu dia, porque tem dificuldade em colocar limites, em dizer não, é voltar-se para dentro de você. Talvez em um momento de oração, meditação ou mesmo um pouco de silêncio. Não há regra, encontre a sua forma de se conhecer melhor. No início você pode se assustar e ficar decepcionado com a frequência que se permite ficar com raiva, como se deixa chatear com coisas pequenas, que a sua ansiedade é porque vive pensando em acontecimento futuros ao invés de aproveitar o único tempo real, o aqui e agora, mas depois, garanto, que ficará surpreso com o que acontecerá com você quando se conhece melhor. Agora, apenas ser autoconsciente não é suficiente por si só. É preciso ser capaz usar as emoções ao seu favor.


2 - USE AS EMOÇÕES A SEU FAVOR Crescemos achando que devemos evitar a quaisquer custos emoções como raiva, medo ou tristeza, sem saber que na verdade não existe emoção boa ou ruim, que cada emoção tem a sua função. A raiva pode ser uma emoção destrutiva se você explodir e ferir os outros ou a si mesmo, mas pode ser uma boa emoção se você a usar para corrigir injustiças, proteger a si e ao próximo e aprender a colocar limites. O medo pode nos impedir de realizar sonhos, mas ao mesmo tempo é uma emoção vital pois nos protege dos perigos reais da vida. A tristeza quando desproporcional pode nos levar a depressão e tirar a vontade de viver, mas é uma emoção que nos ajuda a parar por um tempo, refletir sobre o que perdemos e encerrar ciclos naturais da vida, como término de relacionamentos e luto. A grande questão é, você é capaz de usar as emoções a seu favor?

3 - APRENDA A SE MOTIVAR A maioria das pessoas esperam por um motivo ou momento de motivação para começar a fazer algo, elas não sabem que o simples ato de começar a fazer algo, mesmo se estiver com preguiça, aumenta o sentimento de motivação. Mas na vida real, não é assim que funciona. Você não precisa acreditar em mim, basta perguntar a uma pessoa disciplinada em ir à academia quantas vezes ela estava desmotivada e foi assim mesmo, e quando começou a se exercitar surgiu nela o sentimento agradável por estar ali. Agir não é apenas o efeito da motivação, mas também a causa dela. Se você não sentir que algo o motiva, faça alguma coisa. Se permita experimentar algo novo, conversar com pessoas estranhas, ser voluntário em algum projeto da sua comunidade. Preste atenção em como você se sente antes, durante e depois do que estiver fazendo, mas comece já a agir.


4 - RECONHECER AS EMOÇÕES NOS OUTROS Até agora falamos em gerenciar as emoções para dentro de si, mas agora o objetivo do nosso foco é promover relacionamentos mais saudáveis em sua vida. Passamos tanto tempo focados em nós mesmos, é o “meu carro”, “minha vida”, meu filho”, que nos esquecemos de voltar os olhos para o próximo. Assim desconhecemos as suas necessidades legítimas, desejos e sonhos. Para isso basta se conectar com as pessoas, se colocar no lugar delas, ter a curiosidade pela vida delas, entender que são seres humanos que buscam o mesmo que nós, apenas ser aceito e amado. Aqui o importante não é entender o que levou a pessoa a um determinado comportamento, mas a aceita-la como ela é. Reconhecer a dor do outro como se fosse a sua. Você vai se apaixonar ao descobrir quanta riqueza há na história de vida das pessoas e quanto crescemos emocionalmente quando aprendemos a se colocar no lugar do outro.

5 - SEJA MENOS DURO COM VOCÊ Em maior ou menor grau, nós nos cobramos demais. Somos assim, em parte pela nossa natureza que nos leva a evoluir para sobreviver, em outra pelo condicionamento que recebemos dos nossos pais que nos cobravam uma perfeição que não existe, como se fosse, por exemplo, uma obrigação tirar nota 10 em toda prova. Eles não sabiam que estavam contribuindo para que nos tornássemos adultos críticos e muito duros conosco. Mas você deve estar se perguntando como mudar isso?. E a resposta passa por ser grato a tudo de bom que recebeu de seus pais, se libertar daquilo que julga não ser mais útil e seguir a vida, fazendo as próprias escolhas e sendo menos duro consigo mesmo.


Sobre o autor: José Carlos Júnior, é sócio fundador do Evolarse, um apaixonado por apre nder e desenvolver pessoas, equipes e organizações. Trainer e Palestrante com formação multidisciplinar em Administração de Empresa, MBA em Gerenciamento de Projetos, Life & Business Coach, Programação Neurolinguística, Hipnose Clinica e Especialização em Inteligência Emocional.


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