• Evolarse

Você pratica o Autoconhecimento?

Uma pessoa consciente de si mesma e de seus pensamentos, consegue identificar suas forças e fraquezas e trabalhar com foco para se desenvolver diariamente. Por isso, na maioria das vezes, buscar o autoconhecimento é o primeiro passo para ter uma vida profissional mais bem-sucedida e saudável.

Autoconhecimento ou também citado por alguns como conhecimento de si, é um processo de investigação do seu eu interior.

E essa busca para entender a si mesmo cada vez mais deve ser contínua pois mudamos de alguma forma a cada dia. Mudamos através das crenças, das emoções e dos nossos comportamentos. Imagine o seguinte exemplo relacionado às suas crenças: Quando você tinha 7 anos, felicidade significava ganhar uma bicicleta ou um presente tão desejado….

Com 15 anos, felicidade significava arrumar uma namorada ou namorado, ou ainda chegar em casa depois da meia noite após uma super festa de 15 anos ou ainda, ficar ouvindo música até altas horas com seus amigos.


Aos 18 anos, felicidade significava poder sair com seus amigos sem hora pra voltar, vivendo a autonomia da maioridade ou conquistar a tão desejada carteira de motorista. Com 25 felicidade significava concluir sua faculdade ou conseguir aquela tão sonhada vaga de emprego.

Aos 35 anos, felicidade pode significar seu casamento, sua casa própria ou quem sabe o nascimento dos seus filhos.

Aos 45 anos, o significado de felicidade pode ser a tão sonhada Liberdade financeira, uma promoção no seu trabalho ou ainda uma segunda Lua de Mel.

Com 55 anos, felicidade pode ser uma viagem internacional, a formatura ou casamento de seus filhos ou até mesmo a vinda de algum neto. Bom…. Você já percebeu que os significados de qualquer estado emocional variam de acordo com o momento, a idade, o contexto e principalmente a mudança que acontece ao longo da vida em nossas crenças. Crenças são afirmações, verdades que você diz e reafirma a você mesmo todos os dias. Tudo aquilo que você acredita ser real, sendo uma verdade individual, subjetiva. Podemos dizer que crença é a sua verdade. Quando falo de verdade individual, me refiro aquilo que para você é mais do que crença, é uma verdade. Por exemplo se você ouviu a vida inteira que possui uma dificuldade, com certeza você terá esta dificuldade porque acreditou e tornou isso uma crença interna, uma verdade sua.

Você pode também ter sido estimulado e absorvido uma crença fortalecedora, por exemplo, que você é capaz de conquistar aquilo que desejar ao longo da vida se tiver muito esforço. Assim ao aplicar esforço em alguma coisa, assumirá um estado emocional que ajudará a ter o comportamento ideal para o resultado desejado. O Autoconhecimento é estimulado quando você deseja ser um ser humano melhor a cada dia, tendo acesso privilegiado aos seus pensamentos e processos mentais mais profundos e particulares, coisas essas que as outras pessoas não sabem ou não conhecem. Para se praticar o Autoconhecimento é necessário momentos de introspeção de forma que você se isole de variáveis externa que podem Influenciar a sua investigação Exemplos de como praticar o Autoconhecimento: Meditação, Oração, alguns exercícios físicos e também alguns estímulos de pensamento como por exemplo as perguntas. Exemplos de perguntas introspectivas e reflexivas:


  • Isso faz sentido pra mim?

  • Qual o significado dessa situação para minha vida?

Fazer as perguntas pra si mesmo estimulam com que, seu eu interior, seu diálogo interno, permita se comunicar de forma mais assertiva e assim melhorar seus resultados.

+55 (31) 9 9102-9627

CONTATO

  • Facebook Evolarse
  • Instagram Evolarse
  • Canal Youtube Evolarse

Criado por ADZ Comunicação

whatsapp.png